sexta-feira, 9 de abril de 2010

Segredos sobre o cérebro



Não é verdade que só usamos 10% de nosso cérebro. Usamos 100% dele. Porém desenvolvemos diariamente muitas habilidades porque o nosso sistema nervoso é capaz de fazer novas combinações e com isso você está sempre a aprender coisas novas.

Nós perdemos neurônios conforme a idade vai passando. Estima-se que dos 20 aos 90 anos, perdem-se, em média, 10% dos neurônios corticais e o cérebro fica mais leve. Essa perda é gradual. São cerca de 85 mil neurônios a menos por dia.
Os homens, mesmo tendo 23 bilhões de neurônios a mais do que as mulheres, não são mais inteligentes. Não é o número de neurônios que importa: possuir as conexões corretas é muito mais importante.

A dor que sentimos é psicológica? Se você acreditar realmente que não vai doer, quase não dói mesmo, porque o cérebro produz sua própria anestesia, para que a parte afetada de seu corpo seja preservada. Essa anestesia chama-se endorfina.

Os “neurônios da coceira” só funcionam quando são expostos a algum irritante. O cérebro só é ativado para a coceira porque eles só respondem, especificamente, ao que dá coceira.

As cócegas só funcionam feitas pelos outros. Não adiante você pegar uma pena e ficar horas fazendo cócegas em si mesmo. O cérebro bloqueia as sensações auto-infligidas. O que detecta se a ordem vem de fora ou se é sugestionada é o cerebelo, que é localizado logo acima da nuca.

Basta uma pessoa bocejar para que todos o imitem. No que converge aos bocejos somos verdadeiros macacos de imitação. Esse fato é consequência de uma característica fundamental do cérebro: quando observamos uma ação ou imaginamos ações e objetos, ele ativa os mesmos circuitos utilizados quando realizamos nós mesmos aquela ação.

Mas, por que então não saímos por aí imitando tudo igual aos outros? Por causa de poderosos sistemas que impedem que o comando final seja dado ao cérebro e que não funcionam no caso do bocejo. Provavelmente, os circuitos que governam esse reflexo não sofram o mesmo controle inibitório.

Nenhum comentário:

Seguidores