sábado, 17 de abril de 2010

Bulimia Um transtorno alimentar



A Bulimia é um transtorno caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos seguidos de atos que estimulam o retorno da comida, como o vômito provocado ou uso de laxantes. A vítima come compulsivamente e depois sente um arrependimento enorme, é como se ela tivesse cometido algo criminoso.

Uma pessoa afetada pela bulimia costuma comer escondida, ela se tranca no quarto ou no banheiro porque não quer ser vista comendo tanto, evita mostrar o corpo porque se sente muito gorda (deixa de ir a vários locais públicos, como a praia, por exemplo), ela sente vergonha do físico e tem obsessão pela prática de exercícios físicos e assuntos relacionados a maneiras de perder peso.

Essa doença tem várias causas, como fatores familiares, culturais, biológicos, psicológicos. Um indivíduo obcecado pela sua aparência física e com baixa auto-estima está sujeito a desenvolver esse transtorno.

A bulimia nervosa afeta muitos atletas olímpicos, porque sofrem pressão social a todo o momento, afinal eles precisam manter o peso para a prática do esporte. Então, pessoas que precisam manter o peso por algum motivo, geralmente tem maior probabilidade de desenvolver esse transtorno.

O tratamento é feito por uma equipe de profissionais composta por psicólogos, nutricionistas e médicos. O uso de medicamentos contra depressão é bastante eficaz se tiver o aparecimento de ansiedade e depressão. É super válido orientar o paciente quanto ao hábito alimentar, como se fosse uma reeducação. Se você conhece pessoas que possuem este transtorno, ajude-a; pois é um problema gravíssimo.

Nenhum comentário:

Seguidores