quarta-feira, 7 de abril de 2010

Diga não ao desperdício



Algumas atitudes simples fazem a grande diferença na hora de evitar o desperdício.
Evite comprar legumes e verduras já embaladas. Compre a granel. A economia de embalagens desnecessárias acumuladas durante um mês, por pessoa, equivale a meio quilo de petróleo, suficiente para um carro andar cerca de 10 quilômetros. Cada vez que uma descarga é acionada, 12 litros de água são utilizados. Cerca de 360 milhões de litros de água poderiam ser economizados por mês se um milhão de pessoas optasse por jogar o lixo no cesto, não no vaso.

As baterias contêm metais tóxicos, como o chumbo e o mercúrio, que podem contaminar o solo, a água, os pulmões e os rins de uma pessoa. Cerca de 800 mil baterias são vendidas anualmente no Brasil. Elas devem ser descartadas em postos de coleta.

A energia necessária para manter uma geladeira ligada por dez horas pode ser obtida com a reciclagem de apenas uma lata de alumínio. Use a sua criatividade. Crie novos objetos com material recicláveis. Uma simples latinha de guaraná pode se transformar em uma linda lapiseira! Separe o seu lixo. Doe-os ao pessoal da reciclagem. Muitas dessas pessoas tiram do lixo o sustento para a sua família.

Quando for ao supermercado fazer suas compras leve suas próprias sacolas. Isso evitará que você use as famosas sacolinhas de plástico. Agindo assim, você estará contribuindo para a saúde do planeta. Evite lavar a calçada da rua. Isso fará com que você economize água. A água é um bem precioso que todos precisamos para viver. Faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Seguidores