quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dicas para ser esperto



À medida que envelhecemos, os neurônios perdem as ramificações que estabelecem as ramificações que estabelecem as conexões entre eles. Essas conexões, que são chamadas de sinapses, são essenciais para o raciocínio. Com o tempo o cérebro também perde peso.

Pessoas em boa forma física têm a mente mais aguçada, e pessoas inicialmente fora de forma, mas que se recuperam, também melhoram a capacidade cerebral. Daí a grande importância de fazer exercícios físicos regularmente.

Outro caminho para ter uma mente mais ágil passa pelo estômago. Uma alimentação correta previne doenças típicas da vida moderna. Se sua alimentação é pesada, você também é pesado, o que sobrecarrega suas pernas e quando você subir uma escada sobrecarregará o seu cérebro no momento de dar uma resposta espirituosa ou de resolver um problema com rapidez. Os alimentos mais saudáveis para o corpo são também os mais saudáveis para o seu cérebro, porque ele faz parte de nosso corpo.

O cérebro é uma máquina de aprendizado. Tudo o que se exige é dedicação a alguns exercícios mentais para que ele continue a funcionar como se fosse sempre jovem. O que quer que prenda a sua atenção e seja recompensador deixará seu cérebro certamente mais preparado.

Fique calmo. Respire. Relaxe. Embora oferecer desafios ao cérebro seja muito importante, manter a tranquilidade tem o mesmo valor. O estresse pode perturbar os processos como o aprendizado e a memória, e com isso, reduzir a qualidade de vida.

Quando estiver diante de um problemão – seja uma prova difícil ou a compra de um carro ideal para sua família – pode valer a pena tirar um cochilo. O cérebro adormecido é amplamente capaz de encontrar soluções criativas para o seu problema.

Rir também faz bem para o cérebro. O bom humor estimula as partes do cérebro que usam os medidos químicos dopamina – que é responsável pela sensação de prazer – o que põe o simples ato de rir na categoria das atividades que se deseja realizar sempre, como comer chocolate ou fazer sexo.

Para permanecer esperto, não fume, beba com moderação, socialize-se e tenha cuidado com a sua cabeça. Ferimentos na cabeça resultam em perda de capacidade de memória, um fator de risco para o desenvolvimento futuro de demência.

Nenhum comentário:

Seguidores