terça-feira, 6 de abril de 2010

Dicas para combater o ácaro



Muita gente encara as alergias como uma simples inconveniência, semelhante a um resfriado. Mas, as alergias são doenças crônicas que precisam ser prevenidas e controladas da mesma forma que a hipertensão e a diabete. Quanto mais tempo se passa em ambientes fechados, mais exposição se tem a alérgenos como ácaros e proteínas animais.

Para combater o ácaro, limpe bem o seu quarto, onde você fica de oito a dez horas por dia, usando um pano úmido, pois é possível reduzir a incidência de crises em até 50% se o ambiente no qual você vive, estiver em condições favoráveis. Forre colchões e travesseiros com capas impermeáveis e laváveis.

Evite as cortinas, principalmente as grossas e cheias de babados. Use (se possível), as cortinas de material sintético, que podem ser lavadas. Evite os travesseiros de penas e os cobertores de lã. Prefira os materiais hipoalergênicos. Lave fronhas e lençóis com água quente, depois de deixá-los de molho por 30 minutos.

Evite também os bichinhos de pelúcia. Nunca use tapetes ou carpetes. Essa dica é muito importante, pois as crianças ficam no chão, brincando e acabam por respirar toda a poeira dos tapetes. Deixe seu quarto sempre arejado, Abra as janelas do quarto para que o sol entre e areje o ambiente.

Use aspiradores de pó com filtros descartáveis. Mantenha sempre limpo os filtros do ar condicionado. As alergias, em especial a asma, figuram ente as doenças crônicas mais comuns e são responsáveis por milhares de dias de trabalho e aula perdidos.

De modo geral, para se ver livre dos ácaros, a maneira mais eficaz é estar sempre atento. Use métodos adequados para reduzir a maior parte de poeira possível. Não tome medicamentos sem a autorização de seu médico. As alergias não devem ser ignoradas, mas também não devem governar a sua vida.

Nenhum comentário:

Seguidores