sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dormir Pouco

Para uma boa saúde, dormir bem é fundamental.

Durante o sono o organismo produz substâncias que dão bem estar e nas crianças o hormônio do crescimento, o bom funcionamento dos mecanismos da atenção e a consolidação da memória, ou seja, para que o cérebro fixe tudo que se vivenciou no dia anterior, é extremamente necessário dormir bem.

Em todo o mundo, crianças não estão dormindo o suficiente ou não conseguem dormir tanto quanto precisam. Já se classifica esse problema como endemia e as causas são muitas.

Dentre elas destacamos algumas:
- Existência de muita luz elétrica espalhada pela casa;
- A vida sobrecarregada dos pais (muitas vezes os pais pegam os filhos tarde na escola e com isso eles se alimentam tarde, dormem tarde, porém acordam cedo);
- Hábitos inadequados dos pais também interferem na vida dos filhos, levando as crianças a dormirem tarde.
- Televisão e computador no quarto; uso excessivo de celular e internet;

Cada pessoa tem necessidades distintas de sono, para alguns basta dormir 6 horas enquanto outros precisam de 8 horas ou mais para se sentirem descansados. Já o sono de crianças varia com a faixa etária.

Crianças com menos de dois anos dormem pelo menos 12 horas, recém-nascidos dormem quase o dia inteiro.

Quando as crianças (também os adultos) são privadas do sono, apresentam mau humor, dificuldade de relacionamento, raciocínio lento, agressividade, dificuldade para prestar atenção nas aulas e memorizar as lições, etc. Sem falar que quem dorme mal tem problemas na metabolização das gorduras e podem desenvolver obesidade.

O correto é criar uma rotina, estabelecer horários para que as crianças não façam a festa, usando a internet e ficando na televisão até tarde. As iluminarias do quarto devem ser suaves e se possível escuras.

Pequenas mudanças, grandes resultados!

Nenhum comentário:

Seguidores