sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que é o ENADE?

ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudante) é um dos procedimentos de avaliação utilizado pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O ENADE substituiu o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, em 2004.

Esse exame é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que tem como objetivo acompanhar o aprendizado e o desempenho dos estudantes, referente aos conteúdos programados previstos nos cursos de graduação.

Esse exame visa referenciais que permitam a melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Os estudantes que podem participar desse exame, são os que estão no primeiro e no último ano dos cursos de graduação, mas se outros alunos tiverem interesse, podem participar em fazer o exame como voluntários. Tem como foco principal analisar o curso em que o estudante está cursando e não o seu desempenho pessoal.

O ENADE é uma condição indispensável para que o estudante possa participar da colação de grau e obter o seu diploma de conclusão do curso de graduação, sendo também um exame obrigatório para os alunos que são escolhidos.

Escrito por: Alessandra Amaral do Nascimento
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP)

Nenhum comentário:

Seguidores