terça-feira, 30 de abril de 2013

O que é o ENEM?

Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 pelo MEC, que tem por objetivo avaliar os estudantes de escolas pública e particulares do Ensino Médio.

Os resultados obtidos pelo exame servem de base para o desempenho pessoal e também são utilizados pelo governo, a fim de definir políticas públicas educacionais, ou seja, a participação das pessoas na sociedade.

O ENEM não é obrigatório, mas muitos alunos participam do programa para ganhar bolsa integral ou parcial nas faculdades.

A cada ano a procura tem aumentado muito, devido diversos vestibulares utilizarem os resultados do exame como um dos critérios para selecionar candidatos.

O foco principal da aplicação do exame é verificar a competência e a habilidade do estudante, tendo que demonstrar capacidade para analisar e interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens, verificando ainda se o aluno tem capacidade de argumentar, solucionar problemas do dia-a-dia e se consegue elaborar propostas de intervenção na realidade e propor ideias.

Escrito por: Alessandra Amaral do Nascimento
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP)

Nenhum comentário:

Seguidores