quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que é Bruxismo?

Bruxismo é o movimento involuntário dos músculos da mastigação, principalmente durante a noite, enquanto dormimos.

Inconscientemente a pessoa range e aperta os dentes danificando primeiramente o esmalte, consequentemente causando problemas na gengiva e podendo causar até a perda dos dentes.

O bruxismo também provoca a disfunção da articulação temporomandibular, desordenando os músculos que permitem abrir e fechar a boca.

O mau posicionamento dos dentes sobrecarrega a articulação e a musculatura do local acaba fazendo muita força para compensar o desalinhamento.

Stress, tensão, distúrbios emocionais também contribuem para o aparecimento do problema. Os sintomas mais comuns são dores na região da cabeça e pescoço, zumbidos e dor no ouvido, e estalos na articulação ao mastigar.

Para detectar o problema é necessário que além do exame clínico o dentista peça polissonografias (exames que avaliam o paciente dormindo) que identificará o grau de bruxismo.

Os tratamentos mais eficazes e recomendados são o uso de placa estabilizadora para relaxar a musculatura e proteger os dentes, desgaste de alguns dentes para impedir que continuem encostando um nos outros e o uso de aparelho ortodôntico para alinhar os dentes e corrigir a mordida.

Se a causa é emocional, um tratamento psicológico se faz necessário.

Nenhum comentário:

Seguidores