quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Transtorno Dissociativo de Identidade

O Transtorno Dissociativo de Identidade é originalmente denominado como Transtorno de Múltiplas Personalidades, e conhecido populamente como Dupla Personalidade.

São muitas as pessoas que já ouviram falar sobre este transtorno, e outras até mesmo utilizam o nome "dupla personalidade" para classificar atitudes de amigos ou pessoas ao se redor. Mas, poucas são as pessoas que realmente sabem como reage uma pessoa que é vítima deste trantorno.

Vamos conhecer um pouco sobre a definição, causas e sintomas?

A Dupla Personalidade é na realidade uma condição mental onde uma única pessoa demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com uma maneira diferente de perceber e interagir.

Pelo menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento da pessoa, e devido a incontancia nota-se perdas de memória e amnésia dissociativa.

Não confunda Transtorno Dissociativo de Identidade com Esquizofrenia. A Esquizofrenia é também um transtorno mental, porém suas "causas" se diferem. Muitas pessoas se confundem, então veja a seguir as principais causas de cada trantorno.

"O Transtorno Dissociativo de Identidade causa estresse intenso; capacidade dissociativa (incluindo a habilidade de não relacionar memórias, percepções ou identidades conscientemente); a sucessão normal de passos no desenvolvimento normal das defesas; falta de compreensão e compaixão ao enfrentar situações limites na infância; e falta de proteção frente a situações limites, também na infância."

"A Esquizofrenia causa no indivíduo: ouvir vozes, paranoia, ver algo que ninguém mais vê, crenças extremistas mal fundamentadas, descuido com si mesmo, hostilidade, fala incompreensível e mudança na personalidade."

Conseguiram siferenciar?

São casos complexos, mas tenha em mente que os pacientes com dupla personalidade geralmente demonstram uma grande variedade de sintomas que podem remeter a outros transtornos neurológicos e psiquiátricos, como transtornos de ansiedade, personalidade, humor e até mesmo a esquizofrenia.

Os principais sintomas deste transtorno, estão citados a seguir: Ansiedade (suores, pulso acelerado, palpitações); fobias; ataques de pânico; depressão; disfunção sexual; cefaléias ou dores em outras partes do corpo; nível instável das funções, de altamente efetivas a inoperantes; lapsos e distorções na percepção do tempo, amnésia dissociativa; transtornos alimentares; estresse pós-traumático; procupações ou tentativas suicidas; uso ou abuso de substâncias psicoativas.

Quando detectados os sintomas, o individuo deve receber tratamento médico para que seja estabelecido uma única identidade funcional.

Atualmente os tratamentos mais utilizados são: psicoterapia; terapia cognitiva; medicação; terapia familiar; arte terapia ou musicoterapia; hipnoterapia; terapia behaviorista; entre outros tratamentos.

Fonte: Para mais detalhes acesse "http://pt.wikipedia.org".

Nenhum comentário:

Seguidores