quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Porque os dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água?

Porque os dedos enrugam quando ficamos muito tempo debaixo na água?

"Por incrível que pareça, tudo leva a crer que esse fenômeno tem uma função intrigante: aumentar o agarre para segurar objetos embaixo d’água."

Segundo um estudo realizado pela Royal Society de Londres pela revista "Biology Letters", nossos dedos enrugam para facilitar que o ser humano consiga agarrar objetos debaixo da água ou mesmo fora, por estarmos com a mão molhada.

Muitas pessoas no passado, achavam que este fenônemo ocorria quando havia passado a hora de sair da pscina ou do banho. Mas, o estudo revelou o verdadeiro significado.

E quanto aos pés?

Quanto as rugas do pés, os pesquisados acreditam que facilitava para o ser humano correr em dias de chuva ou locais umidos. E para chegar a estas conclusões, voluntários foram analisados com os dedos normais e depois enrugados.

Se ajuda tanto; por que é que não temos os dedos permanentemente enrugados?

O jornal "El Mundo" pesquisou. A resposta dos cientistas foi que se tivessemos sempre os dedos nos pés e das mãos enrugados dificultaria a sensibilidade dos mesmos. Assim, aumentaria o risco de nos machucarmos e de ocorrer acidentes.

Incrível pesquisa, não é mesmo?

Porém, há quem dicorde. Afinal, nossa pele tem uma cobertura chamada ceratina, quando fica muito tempo debaixo da água essa ceratina se dissolve, desprotegendo a pele, e com isso ela suga a água pra dentro do corpo (osmose), consequentemente a epiderme fica fraca. Como os dedos possuem maior sensibilidade e outras características, como a tonalidade, por exemplo, ela acaba enrugando.

Qual a sua opinião em relação ao assunto?

Fonte: www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores