quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Proteção à Mulher

É comum em discussões entre casais que o homem diga palavras feias e humilhe a sua companheira, ameaçando colocá-la para fora de casa, tirar os filhos dela, etc. Isso é agressão verbal ou psicológica.

Em situações mais graves, o homem chega a dar safanões em sua mulher, partindo para tapas e murros, até mesmo na frente dos filhos. Isso é agressão física.

Mesmo tendo apanhado, com lesões pelo corpo, muitas mulheres ficam caladas. Isso porque, muitas vezes elas são dependentes financeiramente de seus maridos.

A denúncia, muitas vezes demora a ser feita por causa do medo e da vergonha das mulheres. E isso só faz com que as agressões continuem. Daí a importância de denunciar. Ir a uma delegacia de polícia, contar tudo o que aconteceu e fazer um Boletim de Ocorrência (BO).

Hoje em dia existe a Delegacia da Mulher, que é especializada em casos dessa natureza. Outra dica é procurar um advogado para que ele oriente a mulher como se portar em relação ao seu companheiro.

Em casos mais graves, a mulher e os filhos devem ficar em local seguro até que o agressor seja preso ou obedeçam às regras impostas pela Delegacia. Se as mães e os filhos não tiverem para onde ir, o Estado determinará um local para que eles fiquem protegidos.

Quem ama não bate, não ameaça e não mata. O lugar para “machão” é na cadeia. Ao primeiro sinal de agressão do companheiro, ligue para 190 e procure a polícia. Valorize-se!

Nenhum comentário:

Seguidores