segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Red Bull e TNT

O Red Bull e o TNT são bebidas energéticas não alcoólicas, que estimulam o metabolismo do consumidor e tem como finalidade fornecer energia através da ingestão de taurina. Geralmente a embalagem de um energético é com um alumínio diferente do padrão das latinhas de refrigerante, e seu preço é mais elevado. Assim como os refrigerantes, o energético contém gás carbônico e deve ser bebido gelado.

Características que moldam a qualidade do Red Bull X TNT(Teoria de Garvin)

1. Desempenho (O produto desempenha a função que o consumidor necessita?)
2. Características (Que outras funcionalidades o produto tem?)
3. Confiabilidade (Qual a freqüência de falhas do produto?)
4. Durabilidade (Quanto tempo o produto dura?)
5. Conformidade (O produto atende às especificações?)
6. Assistência técnica (Qual a facilidade para se reparar um produto?)
7. Estética (Qual a aparência e sensação que o produto causa?)
8. Qualidade percebida (Qual é a reputação do produto ou da marca?)

Red Bull

O Red Bull propõe ser um estimulante que aumenta o estado de alerta para a mente e para o corpo. Ele tem em sua composição basicamente taurina e cafeína. Não há estudos confiáveis acerca dos efeitos prometidos pelo consumo da bebida, tais como aumentar a disposição e a energia. Todavia, observa-se entre os consumidores relatos de insônia na noite imediatamente seguinte ao consumo do refrigerante.

Além do sucesso em vendas da bebida energética, a “Red Bull” apoia e investe em vários tipos de desportos. Modalidades como o Downhill são destaque. Nesta modalidade a empresa realiza o “Red Bull Rampage”, “Red Bull Empire Of Dirt”, “Red Bull Elevation”, entre outras provas. Tem também as corridas de pequenos aviões: a “Red Bull Air Race” e a “Red Bull Soapbox”, corrida de carros de rolimã fantasiados. Na Fórmula 1, há a competição automobilística na qual possui duas equipes: a “Toro Rosso” e a “Red Bull Racing”, atual campeã da formula 1. Entre muitos outros desportos. No Brasil, a marca realiza a “Red Bull Desafio no Morro”, que sempre tem como pista as escadarias do Morro de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro.

O efeito é imediato, podendo durar até 3 horas assim que se inicia a sensação. Obviamente que depende da quantidade ingerida. A mudança no metabolismo do consumir e a sensação de euforia é existente, mas não há variações de consumidor para consumidor.

O Red Bull é líquido, não tem cheiro, e é vendido apenas em latinhas. Ele tem efeito estimulante, e o rendimento físico de qualquer pessoa aumenta depois da ingestão deste tipo de bebida.

Há grande maioria dos consumidores não aprovam o sabor da bebida, pois o consideram ácido e de paladar estranho. Percebemos então que seu sucesso, deve-se ao marketing que possui. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu facturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo. A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asaaaas!”. Este é o principal fator para o mesmo ser tão comentado e comercializado.

Mas, mesmo com todo o sucesso em mais de 140 países, há países como a Suíça, Finlândia, Noruega, Uruguai e Islândia que proíbem a comercialização do produto. A França e a Dinamarca acabam de proibir a venda da bebida por ser um cocktail da morte, devido aos seus componentes de vitaminas misturados. A proibição na França deve-se à grande quantidade de cafeína, à presença da glucuronolactone e da taurina cujos efeitos a longo prazo no organismo humano são desconhecidos. Esse é o ponto de vista da AFSSA – Agence Française de Sécurité Sanitaire des Aliments.

TNT

A TNT possui um alto valor energético e também vitaminas em sua composição, como vitamina b3 (niacina), Vitamina b5 (ácido pantotênico), Vitamina b6 (piridoxina), Vitamina b2 (riboflavina) e Vitamina b12 (cianocobalamina). Embora não exista muitas informações disponíveis sobre seu desempenho é possível concluir que a energia e a disposição do consumidor são afetas de maneira significativa.

O TNT possui algumas pequenas campanhas e parcerias. O patrocínio de diversas festas, como as festas da revista sensual VIP, por exemplo, e sua aparição do programa do Luciano Huck, ajudam em sua divulgação.

A TNT não informa sua durabilidade no organismo do consumidor. O energético da TNT é vendido em drops e líquido. Ele proporciona energia e mais disposição ao consumidor e pode provocar insônia.

A TNT ainda está caminhando, embora realizem diversos eventos, festas, promoções e marketing com a participação de famosos, sua comercialização é bem inferior ao Red Bull. O slogan “Existem dois tipos de atletas: os que competem e os que DETONAM.”, não trouxe ao público o mesmo que o simples "Red Bull dá-te asaaaas!”.

Sua comercialização vem crescendo muito devagar em relação ao Red Bull, e não pelo fato de ser pior ou ter um gosto ruim, mas sim pela falta de inovação e investimento no marketing.

Fatos sobre Red Bull e TNT

Não há relatos ou reclamações que a Red Bull ou a TNT tenha feito mal aos seus consumidores. E como já mencionado, não há estudos que comprovam o aumento da disposição e energia, mas de fato resulta em grandes alterações na agitação do consumidor.

Tanto a “Red Bull” quanto a “TNT” não devolverá o dinheiro e nem dera outra bebida caso o consumidor afirme que o produto falhou, até porque não há maneiras de comprovar.

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