sábado, 3 de dezembro de 2011

A Origem da Virtualização

A Virtualização emergiu nos anos 60, quando a IBM programou e implementou as máquinas virtuais a fim de testar os equipamentos caros da era do mainframe.

Tudo começou por volta de 1965, quando pesquisadores da IBM, tentando avaliar os conceitos emergentes de TTS (Sistema Time Sharing). Eles precisavam de um meio para realizar avaliações e testes. Foi então desenvolvida pela IBM uma maneira de dividir as máquinas em pedaços menores. Estes, por sua vez, tinham a capacidade de gerenciar seus próprios recursos.

Após esta pequena experiência de expressão, causadas pelo seu mau desempenho, a IBM criou e desenvolveu no início dos anos 70, um sistema operacional totalmente diferente. Este sistema foi originalmente chamado CP / CMS e mais tarde VM/370. Sua essência era completar separadamente as duas principais funções que o sistema TTS poderia fornecer: multiprogramação e máquina estendida. O coração do sistema foi o monitor de máquina virtual que oferecia multiprogramação e a criação de máquinas virtuais.

Atualmente, o desenvolvimento de máquinas virtuais são projetados principalmente para uso em computadores pessoais, que utilizam a plataforma x86.

Fonte: “TUTORIAL: FAZENDO UMA VIRTUALIZAÇÃO” em Laboratório de Hardware (Trabalho Acadêmico – Fatec Ourinhos-SP)

Nenhum comentário:

Seguidores