quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Filme Titanic



Titanic é um filme estadunidense de 1997, dirigido, escrito e co-produzido por James Cameron sobre o desastre do navio RMS Titanic. É um filme magnífico. Grandioso em tudo, desde os imensos cenários deslumbrantes até o figurino completo. Até os talheres tem o emblema da White Star Line. A trama começa em 1997, com uma equipe para explorar os destroços do RMS Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovett está em busca de um colar de diamantes chamado Coração do Oceano, que provavelmente teria afundado no naufrágio. A expedição não encontra o colar, mas traz à superfície o retrato de uma jovem mulher nua usando o colar.

Ao ver uma reportagem sobre a expedição na TV, Rose Dawson, uma senhora de 101 anos, entra em contato com Lovett e revela quem é a mulher do retrato: é ela própria. Na verdade, Rose Dawson é Rose DeWitt Bukater, uma jovem da aristocracia britânica que foi dada como morta no desastre do Titanic. Conduzida com sua neta ao barco da expedição, Rose conta sua história a Lovett e sua equipe, iniciando assim o filme.

Quando o Titanic afundou, cerca de 1.500 pessoas foram atiradas ao mar. Seis delas foram salvas das águas, por um dos barcos salva vidas. Só seis, das quais uma era ela, entre 1.500. Momentos depois, as setecentas pessoas que estavam nos barcos salva vidas não podiam fazer nada a não ser esperar. Esperar para morrer ou esperar para viver. A história do filme Titanic começa assim, no seu túmulo gelado, a quatro mil metros da superfície do oceano. Um ambicioso caçador de tesouros, Brock Lovett, a procura de um valiosíssimo diamante, traz à tona uma história que não foi contada. A tragédia parece se atenuar para desvendar o suntuoso palácio que foi o Titanic, onde o destino entrelaçara a vida de dois jovens corações.

Rose de DeWitt Bukater (Kate Winslet) é uma jovem de 17 anos, da nobreza americana, inconformada com as rígidas regras de comportamento de sua classe social privilegiada. É uma jovem infeliz que em uma noite decide cometer suicídio se jogando na água. Quando já está pendurada do lado de fora da popa, Jack a vê e convence-a a desistir. Esse encontro casual com um jovem da terceira classe, chamado Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) abre seus olhos para o mundo que vibra fora do seu. E sua amizade logo se transforma numa paixão proibida. Rose e Jack dão vida a um intrigante mistério que ecoa através dos anos, até o presente. Nada no mundo irá se interpor entre eles, nem mesmo uma coisa tão inimaginável como o naufrágio do Titanic.

O romance prossegue às ocultas, apesar dos protestos de sua mãe e da vigilância de seu noivo. Enquanto Jack e Rose se encontram nos porões do navio, o Titanic choca contra um iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos mais baixos. Quando cinco destes compartimentos são inundados, o engenheiro do navio, Thomas Andrews, conclui que a embarcação irá afundar e dá ordens para que se comece a retirada dos navegantes.

Jack e Rose voltam aos labirintos do Titanic, agora inundados. Quando conseguem voltar ao convés, o navio já está com água pela metade e não há mais botes salva vidas. Os dois, juntamente aos 1.500 passageiros são lançados nas águas geladas do Oceano Atlântico. Rose consegue se proteger subindo numa prancha de madeira, mas Jack não tem a mesma sorte. Ao ser resgatada, ela se apresenta como Rose Dawson, adotando o sobrenome do amado. Quando Caledon, seu ex-noivo também entre os sobreviventes, passa pelo convés do navio de resgate em sua procura, Rose se esconde e nunca mais o vê.

De volta ao presente, a senhora Rose vai sozinha até a proa do barco da expedição de Brock Lovett; é revelado então, apenas aos espectadores, que o Coração do Oceano estivera com ela todo esse tempo. Sem dizer nada à equipe de Lovett, Rose joga o diamante ao mar. Na cena que encerra o filme, a senhora Rose é vista em sua cama, aparentemente dormindo. Termina com uma montagem que poderia ser um sonho ou uma visão do Paraíso, os destroços do Titanic retornam aos seus dias de glória e Rose reencontra Jack na imponente escadaria da primeira classe, diante dos aplausos dos passageiros e da tripulação.

Um filme extremamente perfeito e inesquecível. Se você inacreditavelmente ainda não o assistiu, não perca mais tempo, pois para muitos “Titanic” é considerado o melhor filme do mundo.

Nenhum comentário:

Seguidores