![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHJwOeOtte_WSazbYX1K-nhryep3R8hWTcidXdp2SeR0hWazbM9Wl8Ki-hKweOQvEtrWjR_o1GbrwWfiGQqBM_Py0f4zYBsPYOrnDkAItFKoux2zqFU-wplWjs3RtuL-x-qM0doivGsPE/s320/Sistema+de+Vota%C3%A7%C3%A3o+no+Brasil.png)
Resumidamente...
No Brasil todas as pessoas que possuem acima de 18 anos de idade são obrigadas a votar.
Exceto os analfabetos e os maiores de 70 anos.
Aquelas que não puderem votar, necessitam justiciar a sua ausência. Se a pessoa não justifica sua ausência, ela deverá pagar uma multa. E se essa multa não for paga, a pessoa terá outras penalidades legais. Se o eleitor deixar de votar ou de justificar a ausência em três eleições consecutivas, seu título será cancelado.
No Brasil a totalidade dos votos dos cidadãos é somada e então, concluído o vencedor do pleito. Todos os votos que um partido obteve e divido pelo número necessário para se obter uma cadeira, o resultado será o numero de deputados que aquele partido conseguiu eleger, ou seja, um candidato pode se eleger e ainda eleger outros de seu partido, se este obter um grande número de votos.
De modo geral, no dia das eleições, os eleitores vão às urnas eletrônicas e votam no candidato de sua escolha, de modo secreto.
Escrito por: Wesley De Angelis Aparecido Marques Pinto Estudante de Administração de Empresas na FACCAA/Uniesp - Avaré (SP)