![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTKWM6NF6Cx8ELt-FJmSy3K0amzdgvOX5ku1Xt6Rut3zhNleF7ZpRT_gAWt-QFYAwbdXYSfw3wuKTfhM9WlB3cGgQWv20ltAtq2AzkKIbsr3NKwib2Ajnnrqn_qj5WOqDsud4Encui0Fw/s400/A+morte+de+algu%25C3%25A9m+querido.jpg)
A morte de alguém querido é uma das experiências mais dolorosas que uma pessoa pode ter. Às vezes a dor parece insuportável. Se você também já perdeu alguém querido – um filho, marido ou esposa, pai ou mãe, um irmão ou um amigo chegado-, como pode lidar com a tristeza?
Não importa a cultura ou a religião, a maioria das pessoas não se sente muito à vontade para falar sobre a morte.
Muitas são as expressões para suavizar o assunto. Em vez de falar que a pessoa morreu, as pessoas dizem que ele se foi, está descansando ou não está mais entre nós.
Mas até as palavras mais suaves pouco pode amenizar a imensa tristeza de perder uma pessoa querida. Muitas são as pessoas que não conseguem aceitar a dura realidade.
Talvez até finja que está tudo bem, quando, na verdade, não está. Nem todos conseguem expressar a dor emocional da mesma maneira, então, se você não demonstra sua tristeza abertamente, isso não significada que você não está sofrendo.
Para alguns que perderam uma pessoa amada, a solidão é um dos maiores desafios. Se você perdeu um parente ou um amigo querido, lembre-se de que não é o único que está sofrendo. Procure ficar com as pessoas que você ama. Reparta a sua dor. Demonstre o seu pesar, mesmo porque alguns conseguem seguir em frente sem muita dificuldade, outros não. Não se sinta obrigado a cumprir um prazo, como se houvesse uma data para se sentir melhor.
Cuide-se. Aceite ajuda. Não reprima suas lembranças. Confie em Deus, que é o seu consolo.
As recordações da pessoa querida podem ser exatamente o que você precisa para seguir em frente. Você jamais supera totalmente a morte deles, mas também não precisa deixar que ela o domine. Chore e expresse seu pesar quando sentir necessidade, mas não se esqueça de que a vida continua e você deve vive-la da melhor maneira possível, com a esperança de que na eternidade não haverá mais saudade e num futuro, que a Deus pertence, estaremos todos juntos, adorando a Deus.