![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQadiKC-fe0Ew7-iOM_tyvV9EZInS-yfKr-1qhIx_OuJ6JOyccVTYT-l1qh-yBrXFQ_umiiLA_owv3onhAKLPy06uXWtlQhrXzq8yT9ZN5RcgbdXfSLDgPST7q9G71FSxAXSLUI9mBcak/s320/Aquisi%C3%A7%C3%A3o+da+casa+pr%C3%B3pria.jpg)
O sonho mais comum entre as pessoas é a compra de uma casa. Mais que um sonho é uma realização importante na vida adquirir esse tão esperado imóvel.
Antes, porém, de comprar um imóvel é preciso levar em consideração as necessidades atuais e futuras da família.
Pesquisar, conversar com amigos, analisar valores e principalmente a forme de pagamento é uma atitude positiva que pode evitar futuros problemas.
Dedica-se em primeiro lugar pela região que quer morar; em seguida escolha o tipo de imóvel; (se novo ou usado, com ou sem garagem, número de quartos necessários, etc), entre outros.
É bom que haja uma análise da infraestrutura disponível na região e serviços oferecidos, como escolas, linha de ônibus, supermercados, farmácias, etc.
Não tenha pressa e sempre faça suas contas.
Alguns bancos oferecem serviços de simulações das parcelas do financiamento e usar o FGTS ou reservas financeiras é um bom negócio.
Mantenha sua atenção com os documentos do imóvel e do proprietário, que devem ser analisados por um advogado de confiança.
Após a liberação do financiamento, a assinatura da escritura e a entrega das chaves, o comprador terá outros gastos, como o ITBI e taxas com cartório.
É fundamental, no entanto que a parcela caiba no seu bolso.
Escrito por: Daniele Roberta Marques Pinto Cezar Estudante de Administração de Empresas na FACCAA/Uniesp - Avaré (SP)