segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas - Pesqusia Científica

O treinamento é um processo educacional de curto prazo, sistemático e organizado de nível não gerencial, pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido (operações técnicas e mecânicas). Já o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo sistemático e organizado de nível gerencial que adquire conhecimentos conceituais e teóricos para princípios genéricos (conceitos educacionais e filosóficos).

O treinamento e desenvolvimento de pessoas nada mais é do que uma reciclagem profissional, onde são repassados conhecimentos, atitudes e habilidades, formas de fazer as tarefas otimizando o trabalho para desenvolver qualidades nos recursos humanos, os tornando capazes para serem mais produtivos a contribuírem da melhor maneira possível na organização. Já outros programas de treinamento têm por objetivo transmitir informação ao funcionário sobre a organização. Como alguém que começa de uma função de menor influência deve agir para chegar ao cargo de chefia.

Este treinamento e desenvolvimento poderão incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe. E assim toda a equipe terá o mesmo propósito, o de atingir todos os objetivos. Ao funcionário que é dada a oportunidade deste treinamento, passa a ter maior comprometimento com a organização, pois percebe que a empresa está disposta a investir nos funcionários e ai a troca é sempre bem vinda. Para o funcionário além da remuneração, adquirir informações também será um atrativo.

O treinamento trás tanto para o funcionário, quanto para quem está iniciando conhecimento, mas é preciso ficar atento, pois muitas vezes nem todos estão preparados. Talvez a princípio, até pareça que sim, mas é preciso avaliar corretamente quem está realmente apto para absorver todas as informações.

Para iniciar um treinamento é necessário avaliar as verdadeiras necessidades. Além disto, a empresa tem que estar disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que estes treinados possam aplicar novas técnicas.

Treinamento também pode ser visto como um investimento e não como despesa. Para tanto, a equipe que irá treinar também tem que ser capacitada e avaliar todas as pessoas.

Escrito por: Célia Regina Silvestre
Cursando: Administração de Empresas na Uniesp - Avaré (SP).

Nenhum comentário:

Seguidores