segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Interferências em Atos Humanos e Atos do Homem

Podemos dizer que o principal obstáculo ao Ato Humano ético vem da inteligência ou da vontade. Mas, em alguns casos essa capacidade ou inteligência não é suficiente ou adequada, então perde-se sua essência ética.
Sabemos também que o principal obstáculo da inteligência é a "Ignorância" a falta de saber, a falta de conhecimento devido. E a ignorância pode ser vencível ou invencível. Vejamos:

Ignorância Vencível: é a que pode ser superada, tomando algumas iniciativas, (estudando, perguntando, deduzindo, lendo, etc.). Ter consciência da própria ignorância é um grande passo para crescer!

Ignorância Invencível: é a pelo desconhecimento ou por doença que ocorre em consequência genética,ou seja,incapacidade absoluta mental.

E dentre as barreiras que afetam a vontade e prejudicam o Ato Humano destaca-se o medo, a violência, as paixões e hábitos.

O medo é um sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário,presente ou futuro. Este medo impossibilita o ser humano de fazer muitas de suas vontades, mas quando este medo é superado a pessoa é digna de admiração e respeito!

A violência pode ser de caráter físico (agressão, utilizando de força física) ou moral (ameaça, chantagem sentimental, rogo contínuos).

Violência fraca ou relativa: é como a violência moral, não destrói a vontade, ela continua mesmo sob pressão.
Violência absoluta: é capaz de desativar as vontades (ameaças armada, tortura, etc.).

A existência do medo, violência relativa e violência moral mostra que a estrutura ética do ser humano requer muito esforço e determinação, pois só assim poderá superar medos, dificuldades e ganhar virtudes.

Escrito por: Rosangela Schio
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP)

Nenhum comentário:

Seguidores