quinta-feira, 22 de julho de 2010

Beijo passa doença



Será que o beijo passa doença?

Essa é uma dúvida muito comum entre adolescentes.

E para os beijoqueiros, aqui vai um alerta: Vocês devem ficar alerta e serem cautelosos. Se estiverem com feridas ou qualquer tipo de sangramento na boca, o melhor é não beijar ninguém.

Existem vários tipos de doenças que podem prejudicar a vida de qualquer beijoqueiro.

A mononucleose é a infecção mais comum por esse contato. Por isso é conhecida como “doença do beijo”. Atinge principalmente pessoas com idade entre 15 e 25 anos.

Os sintomas dessa doença são: febre, dor de garganta e gânglios (ou ínguas) na região do pescoço.

A herpes também é uma doença contagiosa. Muitas pessoas podem ter esse tipo (que é herpes crônico tipo 1). Essa doença se manifesta geralmente quando a imunidade da pessoa abaixa, seja por causa de uma gripe ou resfriado ou outras causas.

Ao beijar um portador do vírus da herpes, mesmo que no momento do contato a outra pessoa não apresente a infecção (essa infecção se apresenta como pequenas bolhas, como se fosse um buque, nos lábios), é possível que a outra pessoa contraia o vírus.

Outro tipo de doença que se pode contrair com o beijo, é a hepatite. Ela pode até não se manifestar em algumas pessoas, porém, naquelas que nunca tiveram contato prévio com esse vírus, a doença pode ser grave. Apesar disso, tanto a infecção resolvida pelo próprio organismo, quanto a vacinação conferem imunidade permanente contra esse tipo de vírus, ou seja, é melhor se prevenir e manter todas as vacinas em dia.

Nenhum comentário:

Seguidores