sábado, 31 de outubro de 2009

Comer e tomar banho



Será que pode comer e ir tomar banho em seguida?



Algumas pessoas acreditam que não faz mal algum comer e depois tomar banho, já outras esperam perfeitamente no mínimo uma hora para tomar qualquer atitude após uma refeição. Mas enfim, será mesmo que comer e depois tomar banho faz mal a saúde e pode causar algum problema mais sério?

Bem, na realidade tudo depende da ocasião e varia muito de pessoa para pessoa, mas sempre é bom que haja um período de descanso após uma refeição e não apenas para tomar banho, mas também para praticar exercícios e atividades físicas, praticar esportes, realizar caminhadas, ler, estudar, trabalhar, enfim, tudo que exige um grande esforço físico, ainda mais se o individuo comeu bastante.

Mas o importante é entender o motivo e o que pode causar, então para responder a tua pergunta, saiba que não há problemas em tomar banho após comer, o que deve ser evitado são atividades como nadar e surfar, pois atividades físicas após refeições desviam o sangue do estomago para os músculos que estão trabalhando.

Logo após uma refeição, uma grande parte do sangue se concentra no estômago para que a digestão seja perfeitamente e adequadamente realizada. Sendo assim apenas quando há esforços físicos a pessoa poderá passar mal, sentindo uma forte tontura, suor frio e muitas vezes enjôo.

O problema que o banho pode causar é simplesmente um choque térmico, mas para evitá-lo, basta antes de entrar debaixo do chuveiro é molhar os pés, as mãos e a nuca. Assim você estará protegido e não correrá o risco de sofrer nenhum problema. Mas procure tomar o banho primeiramente e depois se alimentar, para assim evitar complicações.

2 comentários:

Weslley disse...

Bem instrutivo esse texto. Coisas desse tipo criam medos desnecessários. Nada como pesquisar e se informar...

bruno disse...

gostei da explicação .

Seguidores