Todos os anos, mais de 35 mil pessoas, no Brasil, morrem de doenças que poderiam ser evitadas com vacinas comuns. Dependendo do seu histórico de saúde, existem algumas vacinas que você pode tomar e se proteger de moléstias que podem ser fatais.
INFLUENZA - Transportado pelo ar, esse vírus causa a gripe e, em média, 20 mil mortes por ano. Os adultos com 50 anos ou mais devem tomá-la. Quem tem asma, diabete, doenças cardíacas, renais ou pulmonares também devem se vacinar. Também as pessoas com a imunidade comprometida, os profissionais da saúde e as pessoas que tem receio de pegar a gripe também devem ser vacinadas.
PNEUMOCOCOS - Essas bactérias causam pneumonia podem levar a problemas mais graves, como meningite. Adultos com mais de 65 anos, quem sofre de doenças crônicas do coração, pulmão, rim ou fígado, diabete, anemia falciforme, alcoolismo ou imunidade debilitada e qualquer pessoa com problemas no baço, devem tomar essa vacina
HEPATITE B - Transmitida pelo sangue, pode causar insuficiência do fígado. Deve tomar essa vacina pessoas que vivem ou mantém relações sexuais com portadores de hepatite B, usuários de drogas injetáveis, homens que fazem sexo com homens, pacientes de diálise renal, profissionais da área de saúde e quem viaja para áreas endêmicas.
HEPATITE A - Esse vírus está presente nas fezes e pode causar a falência do fígado. Quem precisa tomar essa vacina são as pessoas com doença crônica de fígado ou problemas de coagulação, quem tem múltiplos parceiros sexuais, os usuários de drogas e quem viaja para áreas endêmicas.
TÉTANO. Infecção bacteriana que pode afetar o sistema nervoso. Todas as pessoas devem tomar essa vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário