A dislexia é um distúrbio de linguagem sem causa definida. Traz dificuldades para ler, escrever e também soletrar. Para um disléxico, textos longos, vocabulários com muitos termos novos é um desafio.
As crianças que tem dislexia sofrem muito, pois tem dificuldade de aprender, param de estudar e perdem o interesse pela escola por medo.
Um disléxico na sala de aula, diante de um texto, pode sentir mal-estar, dor de barriga e suar. Os especialistas não sabem ao certo o que leva algumas pessoas a desenvolver esse distúrbio. Embora não tenha cura, tem tratamento.
Os pacientes aprendem a superar algumas dificuldades e traçam novas rotas cerebrais para entender um texto, com perfeição.
Há uma falha na decodificação da linguagem escrita. Isso significa que nem sempre identifica as letras de uma palavra e não relaciona o som à letra.
É comum a criança, inclusive adultos, passar a se inferiorizar, ter baixa estima e se sentirem frustrados. Em caso de suspeita de dislexia, é recomendada uma avaliação cautelosa por médicos e psicólogos.
Descobrir o problema precocemente pode evitar que os danos emocionais se instalem o que leva a pessoa a desenvolver futuros problemas emocionais, sociais e profissionais.
Com ajuda adequada, qualquer disléxico pode driblar suas dificuldades e conseguir com êxito reunir as palavras de maneira que tudo faça sentido.
Escrito por: Larissa Maria Perez da Silva Cursando: "Administração de empresas" na Uniesp - Avaré (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário