Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 pelo MEC, que tem por objetivo avaliar os estudantes de escolas pública e particulares do Ensino Médio.
Os resultados obtidos pelo exame servem de base para o desempenho pessoal e também são utilizados pelo governo, a fim de definir políticas públicas educacionais, ou seja, a participação das pessoas na sociedade.
O ENEM não é obrigatório, mas muitos alunos participam do programa para ganhar bolsa integral ou parcial nas faculdades.
A cada ano a procura tem aumentado muito, devido diversos vestibulares utilizarem os resultados do exame como um dos critérios para selecionar candidatos.
O foco principal da aplicação do exame é verificar a competência e a habilidade do estudante, tendo que demonstrar capacidade para analisar e interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens, verificando ainda se o aluno tem capacidade de argumentar, solucionar problemas do dia-a-dia e se consegue elaborar propostas de intervenção na realidade e propor ideias.
Escrito por: Alessandra Amaral do Nascimento Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário