![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPyje2bM19AsOJAzwJwzdHntwfBf-npueZd_aay-WNNKoMXEa5INvrUo_3g8uog6gWnS-ucUs76WRWj0qGI8WM2rUxHZUqo_YysLhmCf_2ZE_IFn1GcKJ_gRu4pKu2ZtXxDWmQVyiL4do/s320/Bruxismo.jpg)
Bruxismo é o movimento involuntário dos músculos da mastigação, principalmente durante a noite, enquanto dormimos.
Inconscientemente a pessoa range e aperta os dentes danificando primeiramente o esmalte, consequentemente causando problemas na gengiva e podendo causar até a perda dos dentes.
O bruxismo também provoca a disfunção da articulação temporomandibular, desordenando os músculos que permitem abrir e fechar a boca.
O mau posicionamento dos dentes sobrecarrega a articulação e a musculatura do local acaba fazendo muita força para compensar o desalinhamento.
Stress, tensão, distúrbios emocionais também contribuem para o aparecimento do problema. Os sintomas mais comuns são dores na região da cabeça e pescoço, zumbidos e dor no ouvido, e estalos na articulação ao mastigar.
Para detectar o problema é necessário que além do exame clínico o dentista peça polissonografias (exames que avaliam o paciente dormindo) que identificará o grau de bruxismo.
Os tratamentos mais eficazes e recomendados são o uso de placa estabilizadora para relaxar a musculatura e proteger os dentes, desgaste de alguns dentes para impedir que continuem encostando um nos outros e o uso de aparelho ortodôntico para alinhar os dentes e corrigir a mordida.
Se a causa é emocional, um tratamento psicológico se faz necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.
Ficariamos felizes em saber o que pensou de nossa matéria.
Obrigado e volte sempre!